foi adicionada com êxito ao seu carrinho.

ConstruçãoSteel FrameSustentabilidade

Por que o Steel Frame é um sistema construtivo sustentável?

De 26 de janeiro de 2017 Sem comentários

residência steel frame

Cada vez mais adotado pela sociedade e aplicado às mais diversas áreas de conhecimento, o termo sustentabilidade se refere ao desenvolvimento das atividades humanas e ao atendimento às suas necessidades sem comprometer as gerações futuras abrangendo não somente as questões ambientais, mas também sociais e econômicas. O desenvolvimento sustentável na construção civil busca soluções que atendam às necessidades dos clientes, suas restrições orçamentárias e o conforto dos usuários, prezando pela racionalidade na utilização de recursos naturais. Neste contexto, o sistema construtivo Steel Frame vem se desenvolvendo, cada vez mais, no mercado brasileiro. Acompanhe:

1. Peso da estrutura

O sistema construtivo Steel Frame consiste em perfis de aço galvanizado que trabalham em conjunto com placas estruturais e resistem às cargas da edificação. Os materiais utilizados são leves, o que reduz os meios de transporte necessários e, consequentemente, o consumo de combustível. Além disso, a leveza do sistema minimiza o peso lançado sobre os solos, que diminui o impacto da construção, principalmente em encostas e terrenos mais instáveis.

 2. Canteiro de obras sustentável

A tecnologia do Steel Frame possibilita a execução de uma obra seca, limpa e mais rápida, se comparada aos os sistemas construtivos convencionais. Assim, a execução da edificação exige menor emprego de mão de obra e menos tempo para sua conclusão, reduzindo os impactos sobre a vizinhança, como: ruídos, sujeira e movimentação de veículos. Outro aspecto sustentável do Steel Frame no canteiro é a exclusão do uso de água durante todas as etapas da construção. Além disso, a tecnologia se caracteriza pelo planejamento prévio dos materiais e quantidades a serem utilizados, possibilitando a racionalização dos recursos e a diminuição do volume de resíduos gerados, um dos maiores impactos dos canteiros de obra convencionais.

3. Isolamento térmico e acústico

O conforto ambiental é um dos aspectos das construções sustentáveis, contribuindo para a qualidade de vida e o bem estar de moradores e usuários. A utilização do sistema Steel Frame permite a adoção de isolantes térmicos e acústicos no projeto, contribuindo para a redução dos incômodos acústicos e o controle da temperatura na edificação. A adoção de isolantes térmicos contribui ainda para a redução do consumo de energia elétrica do edifício em funcionamento, reduzindo a necessidade de sistemas de condicionamento de ar. A utilização de sistemas de gesso acartonado nas vedações, o drywall, regula a umidade interna, contribuindo para a maior salubridade dos ambientes.

4. Materiais utilizados

Apesar da grande quantidade de energia para sua fabricação, o aço utilizado, nos perfis estruturais, é um material reciclável, possibilitando sua correta destinação e reutilização ao fim da vida útil do edifício. Além disso, as sobras, normalmente restos de perfis, parafusos e gesso acartonado, podem ser reciclados, bem como todos os materiais utilizados para o isolamento.

5. Planejamento das instalações

A execução de uma edificação utilizando o sistema Steel Frame exige um projeto executivo detalhado,  no que se refere às instalações elétricas e hidráulicas. As paredes em que estão instaladas funcionam como shafts acessíveis, evitando a necessidade de quebrá-las tanto para a execução quanto para rotinas de manutenção do edifício.

O sistema Steel Frame é a solução ideal para construções que prezam pela sustentabilidade, tanto durante a execução da obra quanto no funcionamento do edifício, abrangendo diversos aspectos do desenvolvimento sustentável. Ainda pouco utilizado no Brasil em comparação com outros países, o sistema vem se desenvolvendo nos últimos anos, e cresce, cada vez mais, possibilitando obras mais limpas, edifícios menos impactantes para o meio ambiente e mais confortáveis para os seus usuários.

E você, conhecia estas vantagens do Steel Frame? Compartilhe suas experiências nos comentários.