Sobre o Sistema

O Steel Frame é um tipo de casa pré-fabricada?

Não. Por ser uma construção industrializada, o Steel Frame pode ser erroneamente confundido com as casas pré-fabricadas. As casas pré-fabricadas, usualmente feitas de concreto pré-moldado ou kits de madeira, por resultarem de produção seriada, possuem certas limitações como dimensões de altura de paredes ou abertura de portas e janelas, por exemplo. Ao contrário do Steel Frame, que pode ser totalmente customizável de acordo com os desejos e necessidades do cliente e, consequentemente, em relação ao design e desempenho almejados pelo projeto.

As paredes de Steel Frame são seguras? É possível quebrá-las.

Sim. As paredes de Steel Frame são tão seguras quanto as de alvenaria. Suas paredes são construídas em sistema de multicamadas em que a resistência estrutural das placas cimentícias e de OSB é compatível com a dos tijolos.

A estrutura leve do Steel Frame é menos resistente ou segura que a estrutura em alvenaria?

Não. No Steel Frame, toda a estrutura é calculada e há um responsável técnico por seu projeto. Enquanto nas obras convencionais o cálculo para as alvenarias só existem se forem do tipo estrutural. O contraventamento e o espaçamento correto dos perfis garantem um sistema desenvolvido para eventos extremos, como furacões e tornados. Mesmo em casos de movimentações sísmicas, o sistema resiste sem romper paredes ou lajes.

É possível usar qualquer tipo de revestimento ou acabamento?

Sim. Tanto interna como externamente, o Steel Frame aceita os mesmos tipos de acabamentos e revestimentos utilizados nos sistemas convencionais.

Posso fazer paredes curvas no sistema Steel Frame?

Sim. Pode-se, com facilidade e extrema precisão executar paredes curvas e outros tipos de volumes no sistema Steel Frame.

É possível fazer churrasqueira ou lareira no sistema Steel Frame? O aço não derrete?

Sim. No sistema Steel Frame utilizam-se os mesmo materiais aplicados nas obras convencionais. Sobre a estrutura em aço, o interior de lareiras e churrasqueiras deve ser revestido com placas cimentícias para dar suporte aos componentes convencionais como o tijolo comum ou refratário. O isolamento térmico também deve ser executado, assim como os dutos de funilaria para a condução de fumaça e gases.

O Steel Frame pode apresentar patologias como mofo ou umidade?

Não. O sistema conta com uma membrana, aplicada nas paredes externas, que funciona como barreira de vapor, impedindo a entrada de umidade externa, ao mesmo tempo em que permite que a umidade, em forma de vapor d’água, gerada nos ambientes internos seja expelida através dessa membrana.

Independentemente disso, vapores mais densos como os de banho ou de cozimento devem, preventivamente, ser expelidos com ventilação natural ou forçada. Se houver revestimento externo do tipo argamassado (ainda que seja contra os príncipios da contrução seca, o recurso é possível), a umidade não terá qualquer contato com as partes internas das paredes.

Apesar do sistema ser bastante resistente à ação da umidade, processos de impermeabilização, principalmente em áreas úmidas, como cozinhas, banheiros e lavanderias, devem ser profilaticamente aplicados.

Como é feita a fixação de objetos nas paredes de Steel Frame?

As paredes de Steel Frame podem receber pesos sem nenhum problema. Todas as paredes externas recebem painéis de OSB, neles podem ser aplicadas cargas de forma distribuída, como na alvenaria, em todas as paredes. Pode-se também optar por aplicar o OSB nas paredes internas ou em partes específicas da construção.

Quando utilizado somente o gesso nas paredes internas, as cargas podem ser distribuídas utilizando-se buchas específicas para o gesso acartonado (drywall), que suportam até 50 kg/bucha, suficientes para suportar o peso de objetos como quadros, adornos, espelhos ou ar-condicionado interno do tipo split. A fixação também pode ser feita diretamente sobre os perfis, para os casos em que seja necessária maior resistência, como nos casos que exigem maio carga: armários e prateleiras, por exemplo.

O Steel Frame possui resistência ao fogo?

Sim. Os materiais empregados no sistema Steel Frame não propagam chamas, alguns deles ainda possuem propriedades retardandes, funcionam com barreira entre o foco do incêndio e o ambiente contíguo. O sistema é completamente conforme as normas de resistência a fogo da ABNT e do Corpo de bombeiros.

A estrutura de liga metálica do Steel Frame não é favorável à atração de raios?

Não. Em uma observação rigorosa, é correto dizer que nada atrai os relâmpagos. Eles simplesmente escolhem o caminho mais fácil, mais curto e que ofereça menor resistência à passagem da eletricidade. A estrutura Steel Frame não fica exposta ao ambiente, o aspecto externo da moradia e os materiais de revestimento de fachadas e cobertura assemelham-se aos de qualquer outro tipo de residência, não configurando, portanto, um caminho fácil para a descarga elétrica. Essa dependerá sempre de fatores relacionais, o objeto mais próximo em relação ao mais distante, ou o mais condutivo em relação ao menos condutivo.

Ainda que em relação a uma residência em alvenaria, a construção Steel Frame seja mais condutiva, isso não constitui qualquer problema desde que a moradia possua uma boa forma de encaminhar a energia para a terra. Essa ligação à terra é prevista pela legislação em qualquer construção, seja em LSF ou em métodos convencionais, como a alvenaria.

Caso a construção LSF receba uma descarga atmosférica, convém lembrar que a estrutura metálica age como uma Gaiola de Faraday, constituindo uma proteção adicional aos moradores, pois esse é um fenômeno de blindagem eletrostática em que a superfície condutora eletrificada possui um campo elétrico nulo no seu interior.

A construção Steel Frame resiste a ventos fortes?

Sim. A norma brasileira define, que para edifícios residenciais, seja considerada uma carga horizontal proveniente de um vento com velocidade de 144 km/h. Uma casa no sistema Steel Frame é projetada para resistir a ventos de até 300 km/h, um número bastante acima da média registrada em ventos nas tempestades mais fortes já ocorridas no Brasil.

Sobre Projeto e Construção

Como faço para construir em Steel Frame?

Encaminhe seu projeto para o e-mail dryframe@dryframe.com.br. Após análise e avaliação, lhe retornamos a proposta comercial. Se você ainda não possuir um projeto de arquitetura, dispomos de equipe de desenvolvimento de projetoa sua disposição.

Qualquer projeto é viabilizável em Steel Frame?

Sim. O sistema Steel Frame não só viabiliza qualquer tipo de projeto, como também permite soluções inovadoras que seriam impossíveis ou de difícil execução nos processos de contrução convencionais.

Em caso de já possuir um projeto, ele pode ser executado em Steel Frame? Há necessidade de se fazer um novo projeto?

Não, você não precisa fazer um novo projeto. Apenas fazemos a transcrição do projeto estrutural para os padrões construtivos do Steel Frame.

Seu eu desejar ampliar uma casa de alvenaria utilizando o Steel Frame, é possível?

Sim, as ampliações no sistema Steel Frame são completamente compatíveis com alvenarias pré-existentes.

Posso fazer uma ampliação em alvenaria em uma casa feita de Steel Frame?

Sim. O Steel Frame é totalmente compatível com outros métodos construtivos.

Até quantos pavimentos posso construir com o sitema Steel Frame?

Utilizando estruturas mistas, com aço laminado, pode-se construir prédios em qualquer altura. Empregando-se somente estruturas de aço leve, a edificação deve limitar-se a até cinco pavimentos.

Residências de alto padrão são possíveis no sitema Steel Frame?

O sistema Steel Frame é completamente adaptável e flexível às mais variadas demandas construtivas. É perfeito para a construção de imóveis em alto padrão, pois seu acabamento final é extremamente superior ao das edificações em alvenaria. Esquadros impecáveis, paredes com prumo perfeito e totalmente planas garantem 100% de desempenho funcional e estético.

Construir em Steel Frame à beira-mar, com os efeitos da maresia, é possível?

Sim. Perfis com camadas de galvanização mais encorpadas garantem mais resistência às estruturas edificadas próximas ao mar.

A DryFrame comercializa Casas Catálogo?

Sim. Temos parceria com escritórios de arquitetura renomados, que desenvolvem nosso portfólio de Casas Catálogo. Para obter mais informações sobre esse tipo de produto, encaminhe e-mail para dryframe@dryframe.com.br.

Sobre Custos e Financiamento

O custo da obra no sitema Steel frame é mais caro que no convencional?

Não. Inicialmente, o sistema steel frame pode apresentar um custo equivalente, no que tange às obras de padrão médio. Contudo, nesse caso, é importante analisar custos diretos e indiretos da obra, assim como custos que surgirão no médio e longo prazos. Pois as edificações em Steel Frame, apresentam custos bem menores em relação à alvenaria, no que tange a reformas, ampliações e manutenções. O tempo de obra também impacta nos custos indiretos, nos casos em que o futuro morador tem que morar de aluguel enquanto a obra não se conclui, ele é bem menor em relação ao de obras executadas em alvenaria. Nas obras de alto padrão, o Steel Frame torna-se naturalmente mais competitivo, pois parte de um patamar inicial mais alto, em que os materiais de fabricação padronizada, o processo de industrialização e as garantias e durabilidade de produtos impactam diretamente nos custos iniciais.

É possível financiar uma obra em Steel Frame?

Sim. Autalmente a Caixa Econômica Federal disponibiliza financiamentos de até 80% da sua obra em Steel Frame, com prazos de até 360 meses.

Uma casa de Steel Frame pronta pode ser financiada?

Sim. Seu imóvel, depois de pronto, pode ser adquirido via financiamento sem qualquer impedimento.

O Programa Minha Casa Minha Vida permite financiamento de casas construídas em Steel Frame?

Sim. Já existem no País inúmeros conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, viabilizados totalmente no sistema Steel Frame.

Posso construir em Steel Frame para vender?

Sim. Inclusive algumas pesquisas apontam que o imóvel construído no sistema Steel Frame levam, em relação aos dos sistemas convencionais, metade do tempo para serem vendidos.